Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça suspende leilão por ausência de notificação pessoal da esposa do executado

JD na Mídia

há 4 anos

A Justiça suspendeu um leilão de imóvel de Iporá/GO, no interior do Estado, por ausência de notificação pessoal da esposa do executado.

A hasta estava marcada para a última segunda-feira (10/12). A decisão foi dada pelo juiz Wander Soares Fonseca, da 2ª Vara Cível, Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambiental daquela comarca.

O magistrado ressaltou que foi determinada a penhora do imóvel indicado pela parte exequente, com observação de intimação do cônjuge da parte executada. O que não ocorreu.

Em sua decisão, o juiz determinou a intimação da parte executada, através de seu procurador habilitado, para indicar em 48 horas, o endereço onde poderá ser encontrada para intimação pessoal da penhora, bem como seu cônjuge, sob pena de preclusão.

Ao entrar com pedido, o executado, representado na ação pelos advogados João Domingos da Costa Filho e Leandro Marmo Carneiro, do escritório João Domingos Advogados Associados, observa que sua esposa não foi intimada da penhora.

Além de não ter sido intimada da avaliação e não foi intimada do leilão. “Sendo flagrante a inobservância do devido processo legal, sendo tal fato processual um óbice a realização de forma válida do leilão judicial”, observa na inicial.

Assim, argumentam que o artigo 842 do CPC foi violado, em face da não intimação da esposa do executado. A norma prevê que recaindo a penhora sobre bem imóvel ou direito real sobre imóvel, será intimado também o cônjuge do executado, salvo se forem casados em regime de separação absoluta de bens.

“Ocorre que em momento algum se procedeu à intimação da esposa do executado, o que enseja a nulidade do processo, conforme os reiterados julgados de nossos tribunais Superiores nesse sentido”, observam os advogados ao citarem jurisprudências.

Notícia publicada pela jornalista Wanessa Rodrigues no portal Rota Jurídica (link).


Fale conosco pelo Whatsapp clique aqui.

Siga nossas redes sociais Instagram | Facebook | LinkedIn

Acesse nosso blog joaodomingosadv.com/blog

  • Sobre o autorEspecialistas em defender o patrimônio e o legado dos nossos clientes!
  • Publicações44
  • Seguidores105
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações338
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-suspende-leilao-por-ausencia-de-notificacao-pessoal-da-esposa-do-executado/809983060

Informações relacionadas

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Penhora de bens do cônjuge do executado: é possível?

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 4 anos

Imóvel com valor muito acima da dívida não pode ser leiloado, diz TJ-TO

A obrigatoriedade da Notificação (pessoal) do devedor para informar o dia, hora e local do leilão na Alienação Fiduciária em Garantia.

Bruno Pamponet Kuhn Pereira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Embargos de Terceiros

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 8 anos

O pedido é liminar, de antecipação dos efeitos da tutela ou de medida cautelar? Breve análise do atual e do novo CPC.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)